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Electrónica Analógica II (1 º Sem Ano Lectivo 2025)

LEET

Programa

Electrónica Analógica II

Licenciatura ISUTC em Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações

Programa

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIAS ELECTROTÉCNICA E ELECTRÓNICA
Ano Lectivo 2023
PROGRAMA ANALÍTICO
Disciplina: Electrónica Analógica II
Curso: Lic. em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações
Ano/Semestre: 3º Ano/1º Semestre
Turma: LEET31
Carga horária: 4 H/Semana;
Docente: Eng.º Arlindo D. Mondlane

OBJECTIVOS OPERACIONAIS
Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

• Entender os amplificadores sintonizados e a distinção dos mesmos de acordo com a banda de operação
• Projectar malhas de casamento de impedâncias a partir de elementos passivos (RLC)
• Analisar e projectar osciladores sinusoidais e não-sinusoidais
• Analisar diferentes sinais de rádio
• Analisar e projectar os principais circuitos de radiocomunicação
• Reconhecer diversos métodos e suas realizações esquemáticas de modulação, detecção e processamento de sinais de rádio



PRINCIPAIS CONTEÚDOS

1. Introdução à Radio electrónica. ........................................................................16 aulas

• Modelos de transístores bipolares e Unipolares;
• Amplificadores Sintonizados;
• Amplificadores de RF, análise da determinação dos ganhos e dos circulos de estabilidade de entrada e saída;
• Factor de qualidade
• Redes de casamento de impedâncias

2. Sistemas de Radiofrequência ........................................................................16 aulas
• Osciladores RC e de Relaxação – Teoria fundamental da geração de sinais usados nas telecomunicações;
• Osciladores LC e a Cristal – Geração de sinais de alta frequência e de elevada estabilidade, influência do factor de qualidade;
• Modulação e Moduladores de Amplitude – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na amplitude de sinas de altas frequências;
• Modulação e Moduladores Angulares – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na frequência ou fase de sinas de altas frequências;

3. Transmissores de Radiofrequência ........................................................................14 aulas
• Determinação dos principais blocos funcionais de um transmissor – Osciladores, Moduladores e Amplificadores;
• Análise dos parâmetros determinantes para que haja uma boa transmissão.

4. Receptores de Radiofrequência. ........................................................................14 aulas
• Determinação dos principais blocos funcionais de um receptor – Filtros, Amplificadores de RF, Oscilador Local, Demoduladores e Amplificadores de banda base


METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
- A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas;
- A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com actividades de carácter prático em regime tutorial (resolução de exercícios numéricos e práticos). Serão feitos nas aulas Mini-Testes (mT) e Testes (T) e Trabalhos Laboratoriais (TL);
- Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar e Trabalhos Para Casa (TPC) resultantes de pesquisa bibliográfica;
- É indispensável o trabalho individual dos estudantes, com resolução dos exercícios dados e com à bibliografia recomendada e às fichas da Disciplina;

AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO
A avaliação é componente essencial do processo de ensino-aprendizagem e obedece ao Regulamento em vigor no ISUTC. Baseia-se essencialmente no sistema de Avaliação Contínua.
Terão lugar as seguintes actividades de avaliação, com as pontuações indicadas:


Actividade

Design.

Qt.
Pontuação

Por activid.
Total

Trabalho para casa
TPC
2
100
200

Trabalhos Laboratorais
TL
4
50
200

Visita de estudo
V
0



Mini-Testes
MT
2
100
200

Trabalho de investigação/pesquisa
TI
0


Testes
T
2
200
400

Diverso
D
0



Pontuação Total de Frequência do Semestre

1000

Pontuação Exame final.
400
00

Pontuação Total da Disciplina
1400


Para obter Aprovação na Disciplina, o estudante deverá alcançar um mínimo de 700 pontos, dos quais uns mínimos de 200 pontos deverão ser obtidos no Exame Final.

BIBLIOGRAFIA E CONSULTA BIBLIOGRÁFICA


1. Alberto Malvino & David Bates - Electrónica, Vol. 1 - 8ª Edição - McGraw-Hill, 2016 Bookman.

2. Robert Boylestad & Louis Nashelsky - Elctronic Devices and Circuit Theory - 7th Edition - Prentice Hall.

3. Jacob Milman & Christos Halkias - Electrónica, Vol. 1 - McGraw Hill

4. Milton Gussow, Electricidade Básica, 2ª Edição, Pearson, 1997

5. HUELSMAN, L. et al, Operational Amplifiers Design and Applications, McGraw-Hill, 1981;


6. RAPPAPORT, Theodore S., Wireless Communications: Principles and Practice, Prentice Hall, 2002, ISBN: 0-13-042232-0;

7. SILVA, Manuel de Medeiros, Introdução aos Circuitos Electricos e Electrónicos, Fundação Gulbenkian, 1996;  
PLANIFICAÇÃO SEMANAL

Semana Aula Conteúdo Tipo de Aula
1 1 Apresentação e considerações
Tema 1. Amplificadores Potência (Revisão) e Amplificadores Sintonizados Teórica
2 Amplificadores de Classe A com e sem Transformador – modos de operação. Amplificadores de classe B Teórica
2 3 Amplificadores de Calsse AB e Push-Pull Teórica
4 Exercícios de aplicação. [Marcação do TPC 1] Prática
3 5 Amplificadores Sintonizados – introdução, Amplificadores de sintonia simples; Casamento de Impedância para o melhor Ganho Teórica
6 Amplificadores de Sintonia Síncrona. Produto Ganho – Banda – Passante. Teórica
4 7 Exercícios de Aplicação Prática
8 Exercícios de aplicação [1º Mini-Teste] Prática
5 9 Tema 2: Sistemas de Radio Frequência
Osciladores RC e de Relaxação – Teoria fundamental da geração de sinais usados nas telecomunicações;
Osciladores LC e a Cristal – Geração de sinais de alta frequência e de elevada estabilidade, influência do factor de qualidade; Teórica
10 Modulação e Moduladores de Amplitude – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na amplitude de sinas de altas frequências;
Modulação e Moduladores Angulares – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na frequência ou fase de sinas de altas frequências;
Teórica
6 11 Exercícios de Aplicação Teórica
12 Exercícios de Aplicação Prática
7 13 [Aula Laboratorial 1] Prática
14 [Teste 1] Prática
8 15 Tema 3: Transmissores de Radiofrequência
Determinação dos principais blocos funcionais de um transmissor – Osciladores, Moduladores e Amplificadores;
Teórica
16 Análise dos parâmetros determinantes para que haja uma boa transmissão. Teórica
9 17 Exercícios de Aplicação Prática
18 Exercícios de Aplicação Prática
10 19 [Aula Laboratorial 2] Prática
20 Tema 4: Receptores de Radiofrequência [Marcação do TPC2]
Determinação dos principais blocos funcionais de um receptor – Filtros,Oscilador Local, Demoduladores e Amplificadores de banda base Teórica
11 21 Exercícios de Aplicação Prática
22 Exercícios de Aplicação Prática
12 23 [Aula Laboratorial 3] Prática
24 Amplificadores de RF [2º Mini-Teste] Teórica
13 25 Oscilador Local, Demoduladores e Amplificadores de banda base Teórica/Prática
26 Exercícios de Aplicação Teórica
14 27 Exercícios de Aplicação Prática
28 [Aula Laboratorial 4] Prática
15 29 [Teste 4] Pratica
30 Correcção do Teste e considerações finais Prática



RESUMO DA PLANIFICAÇÃO DAS AULAS

Semana 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
A. Teóricas 2 0 1 1 2 1 0 1 2 0 2 0 2 0 2
A. Práticas 0 2 1 1 0 1 2 1 0 2 0 2 0 2 2
Avaliações 1 1 1 1 1 2


DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS PELOS TEMAS
Nº Tema Carga Horária Total
Teór. Prát. Lab.
1 Amplificadores a baixa e alta frequência 6 4 2 12
2 Realimentação negativa em Amplificadores 6 4 0 10
3 Outros Amplificadores 4 4 2 10
4 Filtros Activos 2 4 2 8
5 Geradores de sinais 4 4 0 8
6 Reguladores de Voltagem 2 2 0 4
7 Amplificadores de Potência 4 4 2 8
TOTAL 26 26 8 60

CALENDARIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

Semana Aula nº Designação Pontos Conteúdo (facultativo)
2 4 Marcação do TPC1 100 Tema 1
4 8 Miniteste 1 100 Tema 1 e 2
7 13 Aula Laboratorial 1 50 Tema 1 e 2
7 14 Teste 1 200 Tema 1 e 2
10 21 Marcação do TPC 2 100 Tema 3
10 20 Aula Laboratorial 2 50 Tema 4
12 23 Aula Laboratorial 3 50 Tema 3 a 5
12 24 Miniteste 2 100 Tema 3 a 6
15 28 Aula Laboratorial 4 50 Tema 5 a 7
15 30 Teste 2 200 Temas 3 a 7


O Regente da Cadeira: Engº. _______Arlindo D. Mondlane_______
Assinatura: __________________________ Data: __20___ / __03___ / __2023___

Visto pelo Coordenador do Departamento
Assinatura: __________________________ Data: __20___ / __03___ / __2023___

Autorizado pelo Director de Programas de Graduação
Assinatura: __________________________ Data: _____ / _____ / _____